Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 19 de abril de 2024

Raul Castro anuncia na TV a morte do irmão Fidel Castro, aos 90 anos, ocorrida ontem às 22h29m; a pedido do líder morto, o corpo será cremado. Para El Paiz, morte "é o símbolo do fim de uma era"

Sábado 26/11/16 - 6h22

O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, morreu ontem à noite, aos 90 anos, na capital Havana, confirmou a TV estatal cubana. A morte também foi informada pelo seu irmão Raúl Castro e pela rede de TV CNN. De acordo com o governo cubano, Fidel Castro morreu às 22h29 e o corpo será cremado - um de seus últimos pedidos.
VIETNÃ
Ainda não há informações sobre o funeral. As aparições de Fidel publicamente estavam cada vez mais escassas. A última vez que ele apareceu foi em 15 de novembro, quando recebeu o presidente do Vietnã. A última grande celebração em que Fidel participou aconteceu em agosto, quando comemorou os 90 anos.
DÉCADA
Fidel Castro estava aposentado de suas funções há uma década e era praticamente inacessível. Só recebia visitas excepcionais em sua casa na capital cubana. Ele esteve por 5 décadas à frente de Cuba, exercendo um comando absoluto, antes de ficar doente e passar o poder ao irmão Raúl Castro. O revolucionário tinha 32 anos, em 1959, quando entrou triunfante em Havana. Fidel expulsou do poder o general e ditador Fulgêncio Batista.
COMOVIDO
Comovido, Raul Castro disse do irmão, na TV, durante o anúncio da morte: “Com profunda dor, compareço aqui para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo que hoje, 25 de novembro de 2016, às 10h29 da noite [1h29 de sábado, pelo horário de Brasília] faleceu o comandante em chefe da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz”.
MUDANÇAS
Segundo o jornal El Paiz, principal publicação da Espanha, a morte de Fidel imporá mudanças: "A morte de Castro significará uma enorme sacudida emocional em Cuba, tanto para seus partidários como para seus detratores, pelo peso esmagador que sua figura exerceu sobre a vida cubana durante gerações e gerações. Politicamente, é o símbolo do fim de uma era, embora não caiba esperar mudanças substanciais imediatas no sistema cubano. Resta agora, como o último entre os líderes históricos da Revolução, seu irmão Raúl Castro".

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais